Enquanto os governantes do Mercosul estavam reunidos, nesta segunda-feira (15), em Costa do Sauípe, assinando o Termo de Compromisso para Promoção do Trabalho Decente, movimentos sociais e sindicais do Brasil e de países da América do Sul, como Paraguai e Uruguai, realizaram, em Salvador, “A Marcha dos Povos”, do Campo Grande à Praça Municipal.

O principal objetivo da caminhada foi chamar atenção dos presidentes das nações da América do Sul e Caribe sobre a integração das Américas pautadas nas reivindicações dos trabalhadores e dos movimentos sociais.

“Queremos uma unidade de todos os povos da América e do Caribe, lutando por uma integração de desenvolvimento do trabalho e do emprego”, enfatizou o presidente nacional da CUT, Artur Henrique da Silva Santos.

A marcha serviu para encerrar os debates das Cúpulas dos Povos do Sul, iniciada na sexta-feira (12), na capital baiana. Segundo a integrante da comissão organizadora do evento e presidente da Força Sindical Bahia, Nair Goulart, foi elaborada pelas entidades a Carta de Salvador, que tem como principal proposta discutir a crise econômica mundial, taxas de juros e a manutenção dos empregos.

“A proposta atual dos presidentes é a união das Américas por questões comerciais. Queremos uma integração econômica, política, social, cultural, que leve em conta a realidade dos povos e de seus países”, afirmou.

Participaram do evento, representantes de movimentos sociais e sindicais da Argentina, Uruguai, Paraguai, de cidades do interior da Bahia. Além de debater a crise econômica e a manutenção do emprego, os grupos discutiram também temas como habitação e o direito ao aborto.

“Reivindicamos moradia por conta da grande deficiência habitacional do nosso país. Estamos contribuindo, com a marcha, para mostrar quanto somos organizados em prol de uma política pública de moradia”, justificou o coordenador do MSTS (Movimento dos Sem Teto), Jhones Bastos.

A Carta de Salvador será entregue aos governantes dos continentes, nesta terça-feira (16), durante a Cúpula da América Latina e Caribe, que acontece em Costa do Sauípe.