Na semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a sala Alexandre Robatto exibe uma mostra de filmes especialmente dedicados ao tema. Desta segunda até sexta-feira (1º a 5), o público pode assistir quatro produções sobre os desafios da convivência do homem com o meio que o cerca.

A mostra é uma parceria das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente (Sema) e da Cultura/Fundação Cultural do Estado (Funceb) e faz parte da programação da ‘Semana do Meio Ambiente’. A entrada é gratuita.

São três documentários e um longa de ficção, exibidos em três sessões diárias.

Fazem parte da programação os premiados “Camelos também choram” (2003) e “A marcha dos pinguins” (2005), que levam o espectador a uma viagem até áreas inóspitas, como o deserto de Góbi, na Mongólia, e o gelo da Antártida, para mostrar que o ciclo da vida nessas duas comunidades tem dramas dignos de epopeia grega.

Com “Saneamento básico” (2007) e “Uma verdade inconveniente” (2006), a responsabilidade humana pelos problemas ambientais é abordada de forma contundente. Em Saneamento básico, a iniciativa de uma pequena de vila na serra gaúcha que reivindica a criação de um sistema de esgotamento sanitário para o local serve de metáfora para crítica de alguns dos nossos maiores vícios, como corrupção, burocracia estatal e falta de investimentos em infraestrutura.

Já Uma verdade inconveniente, documentário em que ex-presidente dos Estados Unidos, Al Gore faz um alerta sobre os impactos devastadores do aquecimento global, é um importante instrumento para a discussão das mudanças climáticas que afetam o planeta.

“Circuito Tela Verde” também comemora a Semana do Meio Ambiente

O “Circuito Tela Verde”, realizado às segundas-feiras, a partir das 14h, no Cine Teatro Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, oferece, neste dia 1º, oficina de papel reciclado e realiza exibições de curtas-metragens em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O subtema desta edição será “Sustentabilidade” e os filmes exibidos, “Geribabel”; “Havia um tempo”; “Pequenos Atos”; “A Ponte”; “Caminho do Mundo” e “Insuficiência”.

O “Circuito Tela Verde” foi motivado pela parceria entre a Funceb e o Ministério do Meio Ambiente, que doou ao Solar cinco DVDs contendo 30 filmes curta-metragem relacionados ao Meio Ambiente. Esta promoção de oficinas, debates e outras ações tem como tema principal a “Transversalidade entre Cultura e Ambiente”.