Micro e pequenas empresas e empreendedores individuais do setor turístico vão ser qualificados para a recepção de turistas que virão a Salvador para participar de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014. A iniciativa faz parte do Projeto Territórios Criativos, da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), que assinaram, nesta segunda-feira (7), convênio de cooperação técnica.

Os territórios criativos são denominados áreas urbanas com elevado potencial turístico e cultural e que apresentam vocação para as artes e hospitalidade. O evento foi realizado na Associação dos Amigos do Santo Antônio Além do Carmo (Amacarmo), no Centro Histórico de Salvador, bairro onde serão capacitados cerca de 30 empreendedores. Também serão atendidos pelo programa empresários do Candeal, Comércio, Ribeira, Rio Vermelho, Bonfim e Curuzu.

De acordo com a coordenadora de Projetos do Sebrae, Cristiane Serra, o objetivo é atender às demandas das pequenas empresas localizadas nos sete bairros atendidos pelo projeto Territórios Criativos. Dentre as ações previstas no projeto estão o Diagnóstico da Competitividade Turística do Território, que será feito por meio de pesquisas, visitas de campo, entrevistas com atores locais e oficinas com lideranças da região; o Plano de Ação, que fortalecerá os pontos fortes e otimizará os pontos fracos da Dimensão de Competitividade de cada território, além de um Consultoria para a Melhoria da Competitividade de cada um deles.

Competitividade

O secretário Ney Campello explicou que o projeto busca contribuir com a melhoria da competitividade dos destinos de Salvador, por intermédio do desenvolvimento de novos produtos turístico-culturais de qualidade internacional e da qualificação desses territórios. “Estamos dando um passo importante no processo de qualificação desses micro e pequenos empresários visando não apenas os 30 dias da Copa, mas o pós- evento, preparando os empreendedores desses bairros a recepcionar com qualidade os turistas e, dessa maneira, potencializar estas localidades como produto turístico”, enfatizou Campello.

Os estágios de atuação em cada território são distintos. Por isso, cada um deles terá um cronograma de ações específico. Os índices apresentados também servirão de indicadores de avaliação da competitividade turística, permitindo que sejam comparados os desempenhos anuais e também entre os territórios.