O estudante Bruno Moreno, do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador, foi eleito para representar a Bahia no Parlamento Juvenil do Mercosul. O órgão tem o objetivo central de discutir e propor melhorias para o ensino médio público dos países membros do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Bruno Moreno foi recebido nesta quarta-feira (15) pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, no edifício-sede do órgão, no Centro Administrativo.

Bruno Moreno já tem agenda de compromissos para cumprir como parlamentar. Ainda em agosto, ele segue juntamente com os outros eleitos para uma fase preparatória na Colômbia. A posse está programada para acontecer oficialmente em setembro, em Montevidéu, no Uruguai.

O jovem baiano foi escolhido, ainda, entre todos os representantes dos estados brasileiros para presidir o Parlamento Juvenil. Com empolgação e comprometimento, o estudante falou sobre a felicidade de ter sido eleito para o Parlamento Juvenil, uma espécie de versão jovem do Parlamento do Mercosul. “Tenho muita coisa boa para passar para os meus colegas. A experiência já é muito enriquecedora. E quero colocar todos os meus objetivos em prática. Entre as minhas prioridades, está trazer a Conferência Nacional do Parlamento Juvenil para a Bahia”, disse Bruno Moreno.

Para o secretário Osvaldo Barreto, o engajamento e a formação do aluno são exemplos da transformação que a escola pública vem sofrendo nos últimos anos. “Ter este retorno positivo por parte dos estudantes é muito importante. Percebemos que o ensino público na Bahia e no Brasil está mais preparado”. Segundo o secretário, a Bahia conta com escolas que possuem um funcionamento mais facilitado e com mais autonomia. “A escola precisa desse dinamismo para se reinventar. Fico contente de ver alunos e pais envolvidos em todo esse processo”, considerou.

Eleição

O estudante foi eleito presidente do Parlamento por ter a maior votação de todos os concorrentes – 69 votos. A eleição final aconteceu em Brasília, no dia 4 de agosto, e contou com a participação de 80 alunos de todo o país, indicados pelas secretarias estaduais da Educação. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a Unicef e elegeu 26 representantes brasileiros para o Parlamento, que vão permanecer na função no período de 2012 a 2014.

Durante o mandato, os jovens vão ser envolvidos em diversas ações de integração e formulação de propostas para melhoria do ensino médio. O Ensino Médio que Queremos é o tema dos trabalhos do projeto que se desdobrará em assuntos como inclusão educativa, gênero, jovem e trabalho, participação cidadã e diversidade. As discussões serão abraçadas por jovens de todos os países envolvidos.