A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza a segunda edição do Avaliação da Alfabetização do Estado da Bahia (Avalie Alfa) entre segunda-feira (19) e sexta (23). Serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de língua portuguesa [leitura e escrita] e matemática. 

A iniciativa é direcionada para todos os estudantes do 2º ano de escolarização, professores das turmas avaliadas e gestores das escolas estaduais e dos 329 municípios que aderiram ao Pacto com Municípios. A ação tem como objetivo revelar o desempenho dos alunos para as escolas envolvidas e contribuir para a melhoria da educação pública, além de subsidiar as escolas estaduais e municipais com informações para a tomada de decisão e intervenções na prática pedagógica.

Teste padronizado

“Os resultados dessa avaliação permitem a produção de informações que subsidiam reflexões pelas redes de ensino público do Estado para a implementação de políticas públicas e definição de estratégias pedagógicas. Com ela, sabemos, por exemplo, as habilidades que ainda não estão sendo desenvolvidas de forma adequada com os estudantes”, disse Fátima Medeiros, coordenadora de Avaliação da Secretaria da Educação do Estado.

O sistema consiste na aplicação de um teste padronizado, constituído por 24 questões, além de questionários sociocontextuais, que serão aplicados a professores e gestores, com a finalidade de identificar fatores relacionados ao desempenho escolar dos estudantes.

As provas acontecem em dois dias em cada escola. No primeiro, são realizadas as avaliações de língua portuguesa, enquanto que no segundo, de matemática. As avaliações vão ser realizas pela manhã (8h30 às 10h30) ou pela tarde (14h às 16h).

Professores externos à escola vão aplicar as provas e os resultados serão divulgados por meio de relatórios técnicos e pedagógicos para o órgão central, secretarias municipais de educação, Direc e para as escolas participantes. Também serão divulgados por meio de boletins individuais para os pais ou responsáveis dos alunos.