Com uma campanha voltada aos professores das rede estadual, no Portal da Educação, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia comemora nesta terça-feira o Dia Mundial da Voz, celebrado no dia 16 de abril. Os internautas terão acesso a dicas, entrevistas e depoimentos de profissionais que participam do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, responsável por desenvolver oficinas e oferece atendimentos no SAC-Educação, entre os quais, de fonoaudiologia.

“Nosso objetivo é sensibilizar os educadores, que têm na voz seu recurso primário de trabalho, para a importância de cuidar da sua saúde vocal”, explica a coordenadora geral do programa, Maria Regina Borges.

Como a voz precisa ser usada de forma correta, principalmente porque funciona como um instrumento de trabalho, a campanha vem somar ao programa nas escolas, uma ação inédita, que já beneficiou seis mil educadores na capital e região metropolitana.

“Esse conhecimento é essencial para que os professores exerçam suas habilidades profissionais em sala de aula sem trazer efeitos físicos e emocionais indesejáveis como rouquidão, dores de garganta, estresse, fadiga ou mesmo a perda da voz”.

Crescimento

Este ano, além de disponibilizar mais profissionais nas áreas de fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e psicologia, a secretaria acrescentou a especialidade nutrição ao programa. Ao todo, 52 profissionais de saúde estão disponíveis para atender aos educadores.

Outra novidade é que os atendimentos acontecem, agora, em 210 escolas-polo de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari. Segundo a coordenadora, o governo está investindo na prevenção de doenças e em ações que promovam a saúde dos nossos educadores, providenciando o encaminhamento para a assistência e reabilitação junto às universidades públicas e privadas parceiras.

A professora Girlene de Oliveira Pereira, da Escola Dom Avelar Brandão Vilela, na Fazenda Grande do Retiro, explica que sempre soube da importância de cuidar da voz, mas as oficinas do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor vieram para reforçar a sua compreensão sobre o assunto. Ela atua há 22 anos em sala de aula. “Sei o quanto é necessário preservar a voz e ter uma postura corporal correta. O programa está sendo muito importante para os professores. Chegou para pontuar essa consciência e me ajudou a reforçar minha preocupação em trabalhar a voz de forma que não a desgaste por conta do trabalho do dia a dia”.

A colega Maria Rita Andrade, com 13 anos de atuação na área da educação, também é entusiasta do programa. “Tem sido uma grande contribuição para a nossa saúde vocal, pois a voz é o nosso instrumento de trabalho principal, e as oficinas nos mostram como protegê-la, fazendo exercícios de aquecimento e desaquecimento, antes e depois da sala de aula, que tenho feito constantemente. Que a secretaria invista sempre e cada vez mais na qualidade da nossa saúde”.

Programa

O atendimento do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor continua sendo feito no SAC Educação, mediante marcação pelo telefone 71 3117-1434, das 8 às 16h ou pessoalmente.