Dezoito técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), entre médicos veterinários e auxiliares de fiscalização, estão garantindo a sanidade de 2,5 mil animais que participam da 25ª Exposição Agropecuária de Barreiras (Expo Barreiras), que acontece até o próximo domingo no parque de exposições do município.

Os trabalhos de conferência da documentação sanitária de bovinos, eqüídeos, caprinos, ovinos e aves começam na entrada do evento e os fiscais se revezam em esquema de plantão 24 horas. Cinco funcionários da agência trabalharam na desinfecção do parque de exposições desde 25 de junho.

A fiscalização dos animais consiste na exigência do Guia de Trânsito Animal (GTA) e na realização de exames clínicos e laboratoriais de cada espécie. O criador que não estiver com a documentação sanitária de seus animais regularizada pode ser multado, além de ser obrigado a retornar com os animais ao destino de origem.

Na última edição do evento, em 2006, que registrou a presença de aproximadamente 1,5 mil animais, foram impedidos de entrar no parque 25 animais, por falta de documentação sanitária, e 21 por apresentarem sintomatologia clínica de alguma doença.

A Adab mantém também um engenheiro agrônomo e um médico veterinário no estande da Secretaria da Agricultura informando sobre os principais programas das áreas de defesa sanitária vegetal e animal e inspeção de produtos agropecuários.