O Balé Teatro Castro Alves dá continuidade a sua programação de apresentações públicas. A primeira do mês de julho será amanhã (7), às 10h, no Centro Espírita Cidade da Luz. Os encontros são abertos ao público em geral, que tem a oportunidade de assistir a coreografias de balé clássico e contemporâneo de uma das mais conceituadas companhias de dança do país. As apresentações públicas têm como objetivo aperfeiçoar o corpo de baile e atender à formação de platéia.

Serão mostradas duas coreografias do repertório: Sanctus, de Luís Arrieta, e Trindade, de Samuel Barber. Carro-chefe do diversificado repertório do BTCA, Santus "traduz no palco a oração física, a oração gritada e sussurrada pelo corpo", nas palavras de seu coreógrafo Luís Arrieta, que completa dizendo se tratar de "contínuo pedido de renovação de energia do corpo". Arrieta, aliás, é um faz-tudo neste trabalho: além da coreografia, fez o projeto de iluminação e é responsável, junto com Afonso César, pelos figurinos e adereços. A música é obra de David Fanshave.

Trindade, por sua vez, é inspirada no número três, que de acordo com a tradução do Dicionário de Símbolos, de Juan Eduardo Cirlot, quer dizer "síntese espiritual, fórmula de cada um dos mundos criados, resolução do conflito planteado pelo dualismo". A coreografia tem música de Samuel Barber – Adágio para cordas.