O soteropolitano deve experimentar temperaturas típicas do inverno neste fim de semana. De acordo com o Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba), da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), as temperaturas mínimas podem chegar a 18ºC na capital baiana e RMS e as máximas até 29ºC.

Os ventos úmidos que vêm do Oceano Atlântico devem manter o céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas a qualquer hora do dia em Salvador, região metropolitana e em todo o litoral baiano. O mar deve permanecer agitado e as ondas podem chegar a 2,4 metros.

Como é típico dessa época do ano, o frio de até 14ºC pode ser registrado na madrugada e nas primeiras horas da manhã nas regiões serranas da Chapada Diamantina e sudoeste. Nessas regiões e no sul da Bahia, a previsão é de céu parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas. Na Chapada e no sudoeste, a temperatura máxima não deve ultrapassar os 25ºC e no sul a máxima pode chegar a 29ºC.

Quem estiver nas regiões oeste, do São Francisco e no norte vai sentir calor neste fim de semana, com temperaturas máximas de até 33ºC. O meteorologista Heráclio Alves, da SRH, explicou que uma massa de ar seco e a baixa umidade relativa do ar (em torno de 35%) manterão o céu claro nessas regiões e alerta que isso pode contribuir para o aumento dos focos de queimada.

Radiação ultravioleta

A exemplo do que foi registrado durante a semana, os índices de radiação ultravioleta (IUVs) continuarão nas categorias alta e muito alta na Bahia, conforme critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Embora o aumento da radiação ultravioleta seja provocado pela redução de nuvens, Alves afirmou que, mesmo em dias nublados, como os registrados em Salvador e litoral, a radiação permanecerá com intensidade elevada.

“Quando não há nuvens, a radiação chega à superfície da terra de forma direta. O céu nublado reduz a incidência direta da radiação, mas ela continua chegando à superfície, o que requer os cuidados necessários com a pele e os olhos”, observou o meteorologista. Ele recomenda, por exemplo, o uso de óculos escuros, bonés, protetor solar e que se evite a exposição ao sol, principalmente entre as 10 e as 16h.

O prognóstico feito pelo Cemba indica que até a próxima segunda-feira os IUVs de Juazeiro, Morro do Chapéu, Barreiras, Irecê e Barra estarão na categoria 8, considerada muito alta. Em cidades como Salvador, Itacaré, Lençóis, Correntina, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Ilhéus, os IUVs estarão na categoria 7 (alta).