Após 18 anos sem a visita de um chefe de Estado canadense ao Brasil, a governadora-geral do Canadá, Michäelle Jean, desembarcou hoje à noite em Salvador. A capital baiana foi escolhida como primeira estadia na programação oficial de Michäelle Jean, que encerra a visita ao Brasil no dia 15 de julho, no Rio de Janeiro. Amanhã (7), ela visita as sedes da Escola do Olodum, do Grupo de Apoio à Prevenção a Aids (Gapa) e do Centro Cultural do Solar do Unhão. Esta é a terceira visita de um chefe de Estado canadense ao Brasil. A primeira foi em 1948 e a outra em 1989.

“Programamos a visita começando logo pela Bahia porque queríamos expor a diversidade sócio-cultural do Brasil e o estado é o berço dessa diversidade” afirmou o embaixador canadense Guillermo Rischynski. Ele recepcionou Michäelle Jean, que chegou à Base Aérea em um avião da força aérea canadense com uma comitiva de 20 pessoas, entre eles o marido e a filha de 8 anos.

Na recepção à chefe de Estado canadense, também estavam o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique. Em francês, Wagner convidou Michäelle Jean para degustar um acarajé feito pelas baianas que faziam. “Gostei e quero pimenta” disse a governadora-geral, pedindo maiores informações sobre os ingredientes. O próprio governador fez questão de satisfazer a curiosidade da visitante e explicou como se faz a iguaria baiana. “Ela foi muito simpática e receptiva, mas principalmente escolheu áreas de grande importância para discutir projetos de cooperação, que são as áreas social e cultural”, afirmou Jaques Wagner.

Em Salvador, a visita estende-se até a segunda-feira (9) com agenda concorrida. Além de conhecer projetos de inclusão social, Michäelle Jean participa de uma mesa redonda sobre a importância do cinema como meio de transformação social no Brasil e no Canadá. Ela também discute oportunidades de cooperação técnica com o governo e universidades, em encontros com o governador Jaques Wagner, reitores e estudantes.

Depois de Salvador, a chefe de Estado do Canadá segue para São Paulo e Brasília, onde se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela chega ao Rio de Janeiro no dia 13, para a solenidade de abertura dos Jogos Pan-americanos, “para prestigiar os atletas canadenses participantes da competição”, conforme informa a programação divulgada pela Embaixada do Canadá.

Natural de Porto Príncipe, no Haiti, Michäelle Jean mudou-se com a família para o Canadá, onde atuou durante 18 anos como jornalista. Antes mesmo da indicação como governadora-geral do Canadá, ela já produzia documentários sobre questões sociais que eram veiculados nas redes públicas de TV canadenses.