Famílias de baixa renda de Salvador já podem contar com serviços de orientação e assistência jurídica nos centros sociais urbanos (CSUs). A iniciativa é fruto de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJB) para instalação do Balcão de Justiça e Cidadania nos bairros carentes da capital.

“Isso é parte do trabalho de reestruturação dos CSUs do estado. Estamos buscando resgatar esses equipamentos e fazer deles verdadeiros espaços de exercício da cidadania”, afirmou o coordenador dos CSUs, Henrique Carballal, ao inaugurar na última sexta-feira o balcão em Mussurunga I.

Segundo o coordenador, a previsão é de que até o fim do ano todos os CSUs da capital e das cidades de Lauro de Freitas e Camaçari estejam oferecendo o serviço. Na quinta-feira, ele foi inaugurado na unidade de Pernambués, com a participação do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Benito Figueiredo.

O projeto já é desenvolvido nos centros sociais urbanos de Castelo Branco, Valéria, Liberdade, Vasco da Gama, Federação, Pernambués e Nordeste de Amaralina.

“O objetivo é descentralizar as ações do tribunal e atender à necessidade da população com relação à solução de conflitos”, explicou o coordenador da Secretaria de Ação Social do TJ, Jorge Augusto Trindade.

“Estou confiante de que vou resolver meu problema com a prefeitura sobre o atraso de pagamento do IPTU”, disse a dona-de-casa Alaíde Neves dos Santos, 74 anos.

O Balcão de Cidadania vai beneficiar também a população de Estrada Velha do Aeroporto, São Cristóvão e Bairro da Paz. Os atendimentos serão feitos de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h.

O Tribunal de Justiça realizará ainda conciliações e acordos entre as partes, orientações jurídicas e consultas processuais nas áreas de família, defesa do consumidor e cível. Os telefones do CSU de Mussurunga são 3376-2694 e 3376-3176.