A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) está implantando um sistema eletrônico de emissão da Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para agilizar o acesso do agricultor familiar aos financiamentos e outros benefícios do programa.

Em parceria com a Emater/Ceará, que desenvolveu e disponibilizou o programa a ser operacionalizado, e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), responsável pela hospedagem e segurança das informações, a EBDA, via Divisão de Informática (DIN), realizará a implementação, administração e atualização do sistema, que tem previsão de funcionamento para este mês.

Para o presidente da EBDA, Emerson Leal, essa tecnologia, além de beneficiar o agricultor familiar, “na ponta, atenderá a todo o estado através dos escritórios da empresa, em tempo real, de forma eficiente e ágil”. O preenchimento da DAP poderá ser feito em qualquer local, desde que seja por um técnico autorizado por meio de computador conectado à internet.

A chefe da DIN, Regina Marinho, informou que esse sistema é simples. “Os técnicos da EBDA já estão preparados para operar o programa, pois já fazem o preenchimento do Sisdap, atual sistema utilizado, desenvolvido para atender às necessidades de informação sobre a agricultura familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário”, explicou.

A utilização da tecnologia não implicará em custos de licença de software. Outras vantagens apontadas são centralização da instalação, manutenção e atualização do sistema, disponibilização de relatórios gerenciais por perfil de acesso, possibilidade de implementação de novas consultas, de relatórios e de novos sistemas baseados nos dados existentes, além da possibilidade de aproveitamento do cadastro do produtor para outros fins.

Segundo o técnico da EBDA que visualizou a aplicação do sistema da Emater/Ceará na Bahia, Américo Tavares Almeida, além de agilizar a emissão da DAP e viabilizar o cadastramento e acompanhamento dos agricultores familiares e suas propriedades, de posse da base de dados, vai ser possível a implementação de novos programas e projetos da EBDA nas diversas áreas de atuação, como distribuição de sementes, capacitação, difusão de tecnologias e programas específicos de cada produto, como citros, banana, mandioca, pinhão-manso, caprinos e ovinos, gado de leite e de corte, e possibilitar a análise de dados que poderão gerar novas políticas para a agricultura familiar baiana.