Grupos, artistas e pesquisadores terão encontro amanhã (7), a partir das 13h, no Centro Cultural Plataforma, para definir um projeto que integre diversas ações de cultura hip-hop em Salvador. A atividade terá um formato de mesa-redonda com a participação de Raimilton Carvalho (Movimento de Cultura Popular do Subúrbio), Ivan Messias (pesquisador da Ufba), DJ Branco (Rede Aiyê Hip-Hop), Jorge Luís (Sindicato dos Músicos da Bahia) e Haroldo Silva (Coequilombo).

A proposta é dar continuidade às discussões iniciadas em maio, no I Seminário e Festival de Cultura Hip-Hop de Boiadeiros, do qual participaram representantes de bairros populares como São Caetano, Liberdade, Centro, Bairro da Paz, Boca do Rio, Castelo Branco, além de diversas localidades do Subúrbio Ferroviário.

Coordenada pelo Movimento de Cultura Popular do Subúrbio, a proposta surgiu das demandas dos grupos de rap Sistema Nervoso Abalado e Ocorrência Local Periférica, integrantes do MCPS, e com atuação em escolas públicas da comunidade. “Esse encontro é muito importante, pois queremos construir um projeto em rede, que possibilite a organização dos grupos, sua profissionalização, a realização de eventos itinerantes e inclusão do hip-hop nas escolas, através de oficinas”, explica Raimilton Carvalho.

O MCPS reúne grupos das diversas linguagens artísticas e manifestações culturais da região, executando suas ações em rede. Busca apoiar seus integrantes através de qualificação técnica e contribuir com a inserção social de crianças e jovens, através de atividades artísticas e educativas, oferecidas gratuitamente às comunidades do Subúrbio Ferroviário de Salvador.