Os municípios da Região Metropolitana de Salvador vão contar com R$ 4 milhões do governo do Estado para obras de contenção de encostas, limpeza e drenagem de canais. Os serviços vão ser monitorados pela Coordenação de Defesa Civil do Estado (Cordec) e pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Juntos, os órgãos vão selecionar as áreas que vão sofrer a intervenção, a partir das indicações das defesas civis municipais.

Os representantes dos dez municípios que serão beneficiados se reuniram hoje (5) com o coordenador da Cordec, Antônio Rodrigues, e com o diretor operacional da Conder, Armindo Gonzalez, para tratarem das responsabilidades de cada instância na execução das obras. Na próxima semana, técnicos dos dois órgãos já estarão em campo averiguando os locais de risco.

“Fazer a prevenção é imprescindível nesses municípios da região metropolitana, onde a ocupação foi feita desordenadamente, principalmente nas periferias. Quando vem a chuva, as famílias que moram nesses locais ficam desabrigadas e muitas vezes sem alternativa”, afirmou Rodrigues. Ele disse que a construção irregular e a falta de infra-estrutura são as principais causas de desastres e situações de emergência. Gonzalez elogiou a iniciativa da Cordec de fortalecer as Coordenações Municipais de Defesa Civil (Comdecs), enfatizando que elas têm que deixar de ser bombeiros e construir, de fato, ações preventivas e de proteção.

Na opinião da presidente do Comdec de São Francisco do Conde, Ruth Carvallal, essa medida do Estado, junto aos municípios, está fazendo com que os gestores locais se atentem mais para a defesa civil e procurem se estruturar para atender bem aos serviços. “Somos um país pobre em que acontecem muitos acidentes devido à falta de infra-estrutura, drenagem e contenção de encostas. Temos que estar preparados para isso”, disse.