O Plano de Desenvolvimento Local Sustentável da Pesca Artesanal da Baía de Todos os Santos e Baía do Iguape foi apresentado na terça-feira, em reunião entre os representantes de colônias e associações de pescadores de Salvador e o presidente da Bahia Pesca, Aderbal de Castro. Ele visa a formação de redes de produção e o incremento do beneficiamento e da comercialização pesqueira da região.

A iniciativa nasceu de um conjunto de reuniões e seminários entre a Bahia Pesca e as comunidades que vivem da pesca nas baías. No encontro, ficou acertado que as partes voltariam a se reunir ainda este mês para que as medidas sejam adotadas e haja a consolidação e o fortalecimento da pesca artesanal.

O evento, na sede da empresa, serviu ainda para discutir alguns problemas dos pescadores para desenvolver suas atividades. Eles pediram o apoio do governo para financiamento na compra de embarcações. “Os pescadores baianos estão subordinados aos donos dos barcos e com a ajuda do governo na compra das embarcações poderemos aumentar a nossa renda”, afirmou o representante da Colônia de Pescadores Z 02 (Itapagipe), Alberto Silva.

Participaram também da reunião os representantes das colônias Z 06 (Itapuã) e Z 03 (Bom Jesus dos Passos) e das associações de pescadores do subúrbio, da Baixa do Bonfim e Apenja.