A redução da discriminação e da violência contra a mulher é um dos objetivos do Governo da Bahia, segundo afirmou, hoje (4), no Centro de Convenções da Bahia, o governador Jaques Wagner, no segundo dia da II Conferência Estadual de Políticas para Mulheres. Ele garantiu que, ao longo de seus quatro anos de governo, vai ampliar o espaço das mulheres no poder. “A realização dessa conferência já é um dos avanços, porque ela vai apontar caminhos para o futuro e para a construção de planos estaduais”, reforçou.

O governador ressaltou, ainda, que o Brasil é um dos piores países com representação feminina na política e que sem organização e luta, não haverá avanços: “Todos sofremos com as agressões contra a mulher na Bahia e no Brasil, como recentemente ocorreu com a empregada doméstica carioca Sirlei de Carvalho, que foi covardemente espancada”.

Cento e quarenta e três delegadas serão escolhidas para representar a Bahia na II Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, em Brasília, em agosto próximo, eleitas dentre as cerca de 720 representantes de mais de 250 municípios. O estado terá a quarta maior delegação. A conferência regional, organizada pela Secretaria Estadual da Promoção da Igualdade (Sepromi), acontece até amanhã (5).

Além das plenárias no salão de convenções, os participantes podem apreciar a criatividade feminina das diversas regiões da Bahia, materializada no artesanato indígena do extremo sul, nas guloseimas do portal do sertão e nas bijuterias de garrafas plásticas confeccionadas por uma cooperativa de mulheres da cidade baixa de Salvador. São 15 estandes com uma pequena exposição da capacidade empreendedora e de mobilização política das baianas que, inspiradas pelo tema “mulher, participação e poder” vão abrindo caminhos e celebrando conquistas.

Celidalva Santos, 52 anos, casada, mãe de cinco filhos é líder de uma associação comunitária de Cajazeiras e há dois anos participa de encontros nos quais contribui com propostas para o debate de políticas públicas específicas de gênero. “Estive em Brasília, na I Conferência Nacional em 2005 e faço questão de participar, como delegada, dessa segunda edição em agosto. As minhas expectativas em ver as propostas para melhorar a vida das mulheres da terceira idade concretizadas são enormes”, declarou, otimista.

O segundo dia da conferência, iniciada ontem (3), foi marcado pela discussão e aprovação do regimento interno do encontro. Além do governador, participaram da mesa a subsecretária nacional de Políticas para as Mulheres, Aparecida Gonçalves, o secretário de Promoção da Igualdade, Luís Alberto Santos, a presidente da Comissão de Mulheres da Assembléia Legislativa, deputada Marizete Pereira, vereadoras e líderes do movimento feminino.