O Governo do Estado, através da Secretaria de Infra-estrutura (Seinfra) e do Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba), assina, quarta-feira (11), um convênio de cooperação técnica com o Grupo espanhol Trusan, através da Bensal do Brasil Holding Participações Ltda.

O acordo prevê a construção de um trecho rodoviário de 3,2 quilômetros de extensão, que dará acesso ao Complexo Hoteleiro Praia do Forte Norte, empreendimento a ser construído na Praia do Forte – um dos mais importantes destinos turísticos da Bahia, a 75 km de Salvador.

A obra não terá nenhum ônus para o Estado. O grupo Trusan vai destinar cerca de R$ 6 milhões apenas para a construção do acesso rodoviário. O novo trecho receberá revestimento asfáltico em concreto betuminoso usinado à quente, além de acompanhamento e supervisão do projeto final de engenharia e das obras. Ao todo, serão investidos mais de R$ 1,5 bilhão na construção do Complexo Praia do Forte Norte, que compreende três áreas hoteleiras, uma residencial e outra comercial.

A solenidade de assinatura acontecerá na Governadoria, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, do diretor-geral do grupo Trusan no Brasil, Joaquín Rodríguez Rovira, além do diretor-geral do Derba, Luiz Sérgio Martins.

A expectativa é que o novo empreendimento – em fase de licenciamento ambiental e previsão de entrega para cinco anos – promova o crescimento da arrecadação do município de Mata de São João (a 56 km da capital), e a consolidação do desenvolvimento econômico da Praia do Forte, com a criação de três mil novos postos de trabalho.

Serão construídos três complexos hoteleiros de padrão internacional, somando 4.100 leitos e uma vila turística composta de 1.568 residências, além de equipamentos de serviços. A chegada do Complexo Praia do Forte Norte vem de encontro à crescente demanda do turismo doméstico e internacional registrada no estado da Bahia.