Os cinco integrantes de uma quadrilha que arrombava cofres de bancos e caixas eletrônicos na Bahia e em outros estados, presos recentemente em Pernambuco, chegam amanhã (5) ao município de Alagoinhas, onde a Polícia Civil da Bahia já mantém sob custódia outros três assaltantes capturados no Espírito Santo. A ação dos policiais baianos para a desarticulação do bando contou com a participação das polícias Civil e Militar do Espírito Santos e de Pernambuco e o apoio das Superintendências de Inteligência das secretárias de Segurança Pública da Bahia e dos dois estados vizinhos.

Em Guarapari e Vila Velha, no Espírito Santo, foram presos sexta-feira (29) Alexandre Ferreira da Rocha, 39 anos, o ‘Alex’, chefe do grupo e que também usa o nome falso de Alex Rocha da Silva, Kissila Cristina de Souza, de 21 anos, e Carlos Roberto Ferreira da Rocha, de 43 anos.

No estado de Pernambuco, a Polícia capturou Eliandro de Lima Souza, de 29 anos, Elisângela Gomes Salvino, de 30 anos, e Diógenes Belamino de Farias, de 39, além de Marcelo Gomes Salvino, de 30 anos, e Patrícia Barbosa de Oliveira, de 23. Esses cinco assaltantes serão conduzidos amanhã, por equipes do Centro de Operações Especiais, para o Complexo Policial de Alagoinhas, onde a Polícia Civil iniciou as investigações sobre a quadrilha, em março passado.

De acordo com o delegado Fábio Lordello, coordenador da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia, o bando chefiado por ‘Alex’ fazia arrombamentos em cofres e caixa eletrônicos dos estabelecimentos bancários. O bando agiu no sul da Bahia, em Feira de Santana, Alagoinhas, Lauro de Freitas, além de outros estados, como Pernambuco e Espírito Santo.

Operação Alagoinhas

Dos 11 bandidos participantes da quadrilha desarticulada pela ‘Operação Alagoinhas’, três foram presos em março último e identificados como Osmar Orlando da Silva, 21 anos, Ânderson Bezerra dos Santos, 25, e Plínio Victor Neto, de 41 anos. Os policiais civis de Alagoinhas começaram as buscas para prendê-los na madrugada do dia 28 de março, após eles terem participado da tentativa de arrombamento à agência do Bradesco daquela cidade.

Responsável por ações semelhantes em outras cidades do interior baiano, a quadrilha invadiu o estabelecimento bancário para arrombar os caixas eletrônicos, quando o alarme disparou alertando a empresa encarregada pela segurança do local. Acionada, a Polícia conseguiu capturar Osmar, Ânderson e Plínio, enquanto o restante do grupo conseguia escapar ao cerco, naquela ocasião.

Conduzidos para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Alagoinhas, os três assaltantes foram autuados em flagrante pelo delegado titular Madson Sampaio. As investigações indicavam que eles faziam parte da mesma quadrilha que havia arrombado três agências do Bradesco: uma na Avenida Getúlio Vargas, em Feira de Santana, outra em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, no início de fevereiro, e a terceira em Recife, em novembro do ano passado.

Em diligências realizadas em Feira, os policiais de Alagoinhas apreenderam, em março, dois veículos utilizados pelo grupo. Alguns integrantes do bando chegaram a se hospedar em um hotel na cidade de Feira, onde foram encontradas ferramentas usadas para arrombar cofre e caixas eletrônicos, além de outros objetos.