Documentos e relatórios da época colonial são o ponto de partida para a análise dos roteiros de ocupação do sertão baiano que compõem o livro Caminhos do Sertão – Ocupação Territorial, Sistema Viário e Intercâmbios Coloniais dos Sertões da Bahia. O livro, uma coletânea de artigos e análises de historiadores baianos, será lançado no sábado (7), às 10h30, na LDM Livraria Multicampi (Rua Direita da Piedade, 20, Piedade), em Salvador.

Entre os autores, está o professor José Ricardo Moreno, do Departamento de Educação (DEDC) do Campus II da Uneb, em Alagoinhas. Segundo Moreno, o livro pode ser considerado rica fonte de dados históricos. “Nós investigamos documentos oficiais, mapas históricos e relatos de viajantes dos séculos XVIII e XIX para traçar um panorama do conhecimento sobre o sertão baiano na época, e também sobre a ocupação da região”, afirma.

Os relatos apresentados na obra indicam que o processo de ocupação se deu de forma violenta, de modo que as viagens eram, muitas vezes, encaradas como uma aventura. Além dos roteiros de viagem e relatos, o livro também apresenta fatos ilustrativos e notícias da época, para contextualizar e orientar o leitor sobre o processo de desbravamento da região.

O livro é uma publicação da Editora Arcádia e foi organizado por Erivaldo Fagundes e Antonieta Miguel, professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Também participam da obra os historiadores Francisco Zorzo, Marcos Paraguassu e Maria Cristina Dantas.