A Primeira Reunião Preparatória para os “Encontros Pelas Águas”, série de nove encontros temáticos de sensibilização para o uso sustentável da água, acontece hoje (5), às 15h30, no Auditório Paulo Jackson, da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), no Itaigara.

Será apresentada a proposta do projeto para representantes de todos os órgãos do governo do Estado, que serão parceiros da SRH na proteção das águas. Da reunião, sairá um grupo de trabalho do governo de multiplicadores ambientais que darão apoio às atividades dos encontros no interior do Estado.

Haverá uma exposição fotográfica da gestora ambiental Iêda Marques, entitulada “Luz do Interior”, na entrada do auditório, com 20 fotos que registram momentos da riqueza da cultura regional da Chapada Diamantina e manifestações de fé com um olhar ambiental. “As fotos mostram o modo de vida regional e a relação que estas pessoas têm com a natureza. A cultura é fundamental para o desenvolvimento sustentável”, afirma Iêda. Será exposto um vídeo de 15 minutos dos encontros temáticos realizados na Chapada Diamantina desde 1997.

Os encontros visam preparar diversos segmentos da sociedade e do governo para a Conferência Estadual de Meio Ambiente, que acontece em dezembro, através do diálogo e o debate sobre a relação com a água com diversos públicos que possuem histórias e modos de vida específicos. Com isso, busca-se a construção coletiva da sensibilização em prol do cuidado e conservação dos recursos hídricos.

Serão nove encontros temáticos que acontecerão nos meses de setembro e outubro com pescadores e marisqueiras, jovens, empresários, povos indígenas, povos do campo, crianças, mulheres e quilombolas nos municípios onde existem ou onde há processo de formação em andamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Apresentações culturais

Apresentações culturais (mitos, histórias, lendas e poesias das regiões sobre a água), palestras e exposição de informações sobre o órgão gestor de recursos hídricos (SRH) e as ações do Projeto de Gerenciamento de Recursos Hídricos (PGRH II) farão parte dos encontros, em um cruzamento dos saberes populares locais e científico do órgão gestor.

Os encontros servirão também para perceber como a água está presente nas manifestações e produções culturais locais e qual o nível de consciência ambiental dos agentes sociais envolvidos (poder público, sociedade civil e usuários da água). A expectativa é de uma média de 500 participantes por encontro, incluindo representantes de comitês de bacias hidrográficas, territórios de identidade, organizações-não-governamentais, fóruns e conselhos, que serão parceiros no processo de articulação e mobilização dos encontros.

Ao final dos encontros, será feita a divulgação das ações desenvolvidas e os produtos gerados com esse trabalho, como exposições, publicações e documentário audiovisual transmitido pela TVE. O resumo das demandas comporá a Carta das Águas, que será apresentada na Conferência Estadual de Meio Ambiente.

A gestora dos Encontros pelas Águas, Iêda Marques, traz experiência da Chapada Diamantina desde 1997, acredita que os encontros revelam e valorizam o saber popular. “Temos uma proposta concreta de provar que a cultura é uma grande ferramenta para o trabalho de sensibilização ambiental, assim como a natureza, arte e cultura também são inclusivas”, observa.

Os encontros acontecerão sempre aos sábados, de 9h às 17h, nos ginásios do maior colégio dos municípios relacionados abaixo:

15/09 – Canavieiras – Bacia do Pardo e Jequitinhonha – Encontro dos Pescadores e Marisqueiras pelas Águas.

22/09 – Ilhéus – Bacia do Leste – Encontro dos Jovens pelas Águas.

26/09 – Salvador – Bacia do Recôncavo Norte -Encontro dos Empresários pelas Águas. (4ª-feira/19:00h)

29/09 – Euclides da Cunha – Bacia do Itapicuru – Encontro dos Povos Indígenas pelas Águas.

6/10 – Juazeiro – Bacia do Salitre – Encontro dos Povos do Campo pelas Águas.

13/10 – Irecê – Bacia do Verde e Jacaré – Encontro das Crianças pelas Águas.

20/10 – Mucugê – Bacia do Paraguaçu – Encontro das Mulheres pelas Águas.

27/10 – Santa Maria da Vitória – Bacia do Corrente – Encontro dos Quilombolas pelas Águas.

10/11 – Salvador – Bacia do Recôncavo Norte – Encontro dos Terreiros pelas Águas.