A décima segunda Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), instalada no Estado da Bahia, começa a funcionar na próxima segunda-feira (9), no município de Paulo Afonso. A solenidade de inauguração acontece às 10 horas, com a presença do secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, e autoridades locais. O delegado-chefe da Polícia Civil, João Laranjeira, será representado na solenidade pela diretora do Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV), delegada Marta Nunes.

A Deam de Paulo Afonso, que terá como titular a delegada Mirela Santana Matos, vai funcionar num imóvel localizado na rua Nélson Rodrigues do Nascimento, com uma equipe de cinco agentes policiais e um escrivão. A delegacia dispõe de recepção informatizada, sala da delegada, sala de assistência psicológica, sala do Serviço de Investigação (SI), além de uma sala de triagem, destinada às assistentes sociais cedidas pela prefeitura. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), também cedeu uma viatura à unidade policial.

De acordo com a delegada Marta Nunes, a Polícia Civil deverá firmar convênio com a seção baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), destinado à participação de advogados no atendimento a mulheres vítimas de agressões e maus tratos que procurarem a Deam, como determina a Lei Maria da Penha. As estatísticas apontam que, no Brasil, a cada minuto quatro mulheres são espancadas e uma, em cada cinco, declara espontaneamente ter sofrido algum tipo de violência.

Com a unidade de Paulo Afonso, a Bahia passa a contar com 12 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, instaladas nos seguintes municípios: Alagoinhas (inaugurada em 21 de junho), Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Feira de Santana, Camaçari, Candeias e Salvador (uma no bairro de Engenho Velho de Brotas e outra no subúrbio de Periperi). A especializadas de Porto Seguro, Jequié e Barreiras já foram criadas pelo governo do Estado, devendo ser instaladas até o final deste ano.