Exames básicos como audiometria e imitanciometria, utilizados para avaliar o nível de audição e auxiliar no diagnóstico da alteração auditiva e de alta complexidade, já estão disponíveis no Serviço de Saúde Ocupacional (Sesao), no Ambulatório Magalhães Netto, no Canela, pertencente ao Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos (Hupes), da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

O serviço, que é uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador (Cesat), e o Hupes, foi inaugurado ontem, no I Encontro de Integração Intra e Intersetorial em Saúde do Trabalhador. O financiamento para a compra de equipamentos e montagem dos consultórios, de R$ 1,2 milhão, foi do Ministério da Saúde.

No evento, o subsecretário da Saúde, Washington Couto, disse que a intenção da Sesab é continuar parceira do projeto. “Vamos montar uma rede para oferecer todos os serviços que a população precisa. Os nossos recursos são poucos, por isso temos que unir forças para que os serviços sejam disponibilizados”, afirmou.

Segundo o reitor da Ufba, Naomar Almeida Filho, o ambulatório cobre uma lacuna que existia na universidade, porque sempre teve limitações para atender na área de saúde do trabalhador. “O espaço também servirá como campo de estudo e prática para formarmos médicos e enfermeiros do trabalho”, explicou.

O serviço visa atender aos funcionários da Ufba e de outros setores, por meio de convênios e parcerias, como é o caso dos trabalhadores do SUS.