Moradores da localidade Maragojipinho, município de Vera Cruz, receberão apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) para a execução de projetos de inclusão produtiva de pequenos agricultores. O objetivo é criar oportunidades para que os jovens e suas famílias permaneçam no campo.

A Sedes vai promover formação continuada de jovens sobre as formas de acesso aos financiamentos, administração de pequenas propriedades rurais e irrigação das plantações. Na localidade, onde vivem pouco mais de 200 famílias, a soma de esforços resultou na construção de uma casa de farinha e instalação de uma fábrica de biscoitos, em parceria com a Organização do Auxílio Fraterno (OAF) e o Banco do Brasil.

“Queremos que a juventude perceba a grande riqueza que é a terra e assim evite se deslocar para os centros urbanos, onde o desemprego é crescente”, disse Anderson Santos, coordenador do Programa Jovens Baianos, da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes. O coordenador esteve reunido hoje (6) com os moradores, discutindo alternativas para a capacitação técnica e fornecimento de equipamentos agrícolas.

A expectativa da presidente da Associação de Moradores de Maragojipinho (Apam), Hildete Teixeira, é de que a Sedes inclua a localidade nos programas já desenvolvidos pelo governo do Estado. “Espero que se concretize alguma proposta. Queremos que nossas iniciativas sejam valorizadas”, afirmou. Periodicamente, a Apam realiza cursos de alfabetização de adultos e capacitação de jovens para a organização do cultivo de hortaliças.

A regularização fundiária é outra reivindicação das famílias. Sem a escritura da propriedade, os agricultores ficam impedidos de acessar créditos junto aos bancos, ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e benefícios do INSS. “Precisamos trabalhar com a documentação da terra organizada pra ficarmos mais tranqüilos”, comentou José Antônio de Lima, morador de Maragojipinho. A Sedes vai solicitar a vistoria da área ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).