A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promove em agosto, em Wenceslau Guimarães, um seminário para orientar a comunidade rural organizada do município a utilizar os benefícios do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf – Florestal). Realizada em parceria com a prefeitura, a iniciativa marca a comemoração dos 10 anos da estação ecológica de Wenceslau Guimarães.

Na oportunidade, será firmado um protocolo de cooperação técnica entre a Semarh e a prefeitura para apoiar as atividades desenvolvidas por agricultores familiares dentro do Pronaf. Wenceslau Guimarães tem hoje aproximadamente 26 mil habitantes e estima-se que 80% moram na zona rural, desempenhando alguma atividade agrícola.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, o Pronaf é mais uma alternativa econômica dada à comunidade rural para que áreas de mata atlântica não sejam devastadas. “A lógica do vigiar e punir não funciona. As pessoas têm que ter vontade de acertar e não medo de errar”, declarou.

Para acertar detalhes do evento, Juliano Matos e Wesley Faustino, diretor-geral da Semarh, receberam na quarta-feira (4) a visita do prefeito de Wenceslau Guimarães, Antônio Lopes, e do secretário de Meio Ambiente e Agricultura do município, Juarez Leal.