Os usuários do sistema intermunicipal de transporte serão beneficiados, de 2007 a 2010, com a incorporação de 1.287 novos ônibus à frota das empresas operadoras, num investimento de mais de R$ 450 milhões. A meta é que até dezembro 300 ônibus novos estejam operando e servindo à população. O anúncio foi feito na quinta-feira pelo secretário estadual de Infra-estrutura, Antônio Carlos Batista Neves.

“Este é o maior plano de renovação da frota do sistema intermunicipal já executado na Bahia. A determinação do governador Jaques Wagner é no sentido de que o usuário tenha um serviço melhor e que seja bem atendido. Por isso estabelecemos um cronograma de renovação a ser cumprido rigorosamente pelas empresas que operam o setor. Desses 1.287 novos ônibus, 922 vão operar para o sistema intermunicipal e 365 para o metropolitano”, disse o secretário.

Somente nos primeiros seis meses deste ano, 120 novos ônibus foram adquiridos por seis empresas (Cidade Sol, Rota, Expresso Brasileiro, Linha Verde, Camurujipe e Falcão Real), que exigiram um investimento total de R$ 36 milhões. Até o final deste mês, o sistema estará operando com 195 novos ônibus, o que representa 9,7% de toda a frota e um investimento de R$ 68,3 milhões.

Batista Neves afirmou que, por falta de ação dos governos anteriores, a frota das empresas ficou sucateada. Segundo levantamento da Agerba feito junto às 60 operadoras do sistema, a idade média dos ônibus que servem aos passageiros hoje é de 10 a 17 anos. Com o programa de renovação estabelecido pela Seinfra e Agerba, esse indicador deve baixar para quatro anos, até o final de 2010.

“Além do conforto e do melhor atendimento, temos que estar atentos à questão da segurança dos usuários. Uma frota de 10 anos não oferece as condições ideais”, explicou o diretor-executivo da Agerba, Antônio Lomanto Netto. O sistema intermunicipal responde pelo transporte mensal de 10 milhões de pessoas.

Pelo cronograma estabelecido pela Agerba, o Programa Estadual de Renovação da Frota prevê para este ano a incorporação de 300 novos ônibus, sendo 217 no sistema intermunicipal e 83 no metropolitano. Para 2008, está prevista a compra de 309 ônibus pelas empresas. Em 2009, serão 318 e em 2010, 360.

O secretário declarou que as empresas estão respondendo bem e seguindo as diretrizes estabelecidas pelo programa de renovação da frota. “Mas elas também terão um retorno do investimento que estão fazendo, porque o governo está investindo na recuperação da malha rodoviária, o que vai refletir diretamente no crescimento da demanda de passageiros transportados pelo sistema intermunicipal”, disse.