Nascido na Ilha de Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos os Santos, o cantor Gerônimo improvisou uma canção para comemorar a inauguração, sábado (25), do sistema de abastecimento de água. “Aqui, no verão, parecia que a gente estava na seca”, lembrou. As obras foram entregues pelo governador Jaques Wagner que também anunciou, para fevereiro, a realização das obras de esgotamento sanitário de Bom Jesus e Ilha de Maré.
Conforme lembrou o governador, a falta de saneamento foi o principal fator que provocou a mortandade de peixes na baía, no fenômeno da maré vermelha. “Os laudos mostraram que a maré vermelha foi justamente conseqüência do excesso de depósito de material orgânico na baía, por isso mesmo não há mais como ficarmos sem essas obras tão importantes de saneamento”, disse ele.
Para a implantação do sistema de abastecimento da água, foram investidos R$ 4 milhões. Já o saneamento das ilhas será realizado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinou para a Bahia um total de R$ 1,3 bilhão na área de saneamento. “Sensibilizado, o presidente Lula ainda acrescentou mais R$ 133 milhões”, ressaltou o governador, que fez questão de incluir as ilhas da baía do programa.
O governador também ressaltou a importância da preservação ambiental. “Seja a partir do esgotamento sanitário, seja evitando o desperdício da água, temos todos que nos envolver para garantirmos o futuro de todos nós”, afirmou, também destacando o impacto das intervenções para a saúde da população. Só na Ilha de Bom Jesus dos Passos, que juntamente com Ilha dos Frades e Maré pertence ao município de Salvador, moram atualmente cerca de quatro mil habitantes.
Mesmo com paisagens paradisíacas, até a inauguração das obras, um dia de sol nem sempre representava alegria para moradores e turistas, que eram atraídos pela beleza do mar local. A falta de chuva era, por outro lado, problema para encher os reservatórios improvisados pelos nativos. “Era um sufoco isso aqui, a gente tinha que pegar água em Madre de Deus e na Ilha dos Frades”, conta a dona-de-casa Jocélia Farias, 44 anos. Satisfeita, ela hoje já tem água encanada para lavar a louça e outras necessidades.
“A gente rezava para que fizesse sol para que os turistas viessem, mas logo todos se desanimavam com a falta de água até para tomar banho”, contou o marido de Jocélia, Carlos Orlando Lima, 44 anos, dono de embarcação. Os dois estavam na praça no ato de inauguração do sistema de abastecimento d’água. O prefeito João Henrique e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florense, também participaram do evento. As obras foram feitas pela Embasa.