Apesar de ainda ser inverno, as temperaturas máximas podem chegar a 35 graus nas regiões oeste, do São Francisco e norte da Bahia neste fim de semana. Nessas regiões, o céu ficará claro e a baixa umidade relativa do ar terá valores que variam de 20 a 30%, podendo aumentar ainda mais os riscos de queimada.
Segundo o Centro de Meteorologia da Bahia (Cemba), da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), as altas temperaturas em pleno inverno são uma conseqüência da intensa massa de ar quente e seco que está impedindo a formação de nuvens no Nordeste do país e influenciando as condições de tempo no estado.
Municípios como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Cocos e Correntina, todos no oeste da Bahia, estão na faixa considerada mais crítica e vulnerável aos focos de incêndio.
O meteorologista Heráclio Alves afirmou que isso se deve principalmente à falta de chuvas na região. Além disso, a baixa umidade do ar e as altas temperaturas fazem com que a vegetação fique mais seca. “Esses parâmetros contribuem para o surgimento dos focos de queimada e funcionam como uma combustão”, disse.
Ele explicou que, além dos fatores naturais, os focos de incêndio podem ser desencadeados por meio da ação humana. “Uma grande queimada, que pode, inclusive, vir a destruir áreas de proteção ambiental, às vezes, começa com uma ponta de cigarro”, destacou.

Salvador

Em Salvador e região metropolitana, a umidade vinda do Oceano Atlântico deve manter o céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas. Essas chuvas serão mais freqüentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas devem variar entre 20 e 31 graus.
O mar permanece agitado em todo o litoral baiano. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador, as ondas poderão alcançar uma altura de 2,3 metros. Heráclio Alves ressaltou, no entanto, que a altura das ondas é considerada normal para essa época do ano, mas recomenda cuidados especiais para os que se aventurarem a cair no mar.
Nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, o céu ficará parcialmente nublado a claro e sem chuvas. Também nessas regiões, as madrugadas serão mais frias, com valores mínimos de temperaturas chegando aos 14 graus.
Os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam mantendo o tempo instável nas regiões do Recôncavo, sul e nordeste da Bahia, onde o céu deve ficar parcialmente nublado, com chuvas fracas principalmente nas primeiras horas da manhã e à noite. Nessas regiões, as temperaturas devem variar entre 18 e 31 graus.