Visando fortalecer a caprino-ovinocultura de base familiar do Semi-árido baiano, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, promove amanhã (24), em Jussara, ações de educação sanitária sobre defesa agropecuária para ovinocaprinocultores do município, na Oficina do Empreendedor, realizada pelo Sebrae, Prefeitura Municipal e Cooperativa de Empreendedores Rurais local. O papel da defesa agropecuária na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, as principais enfermidades desses animais atendidas pela Adab, e a inspeção de produtos de origem animal também serão temas das palestras previstas para o evento.
Na área de defesa sanitária vegetal, a Adab ainda apresentará os riscos da cochonilha do carmim para as lavouras da palma forrageira da Bahia, o principal alimento do rebanho nos períodos de estiagem. A praga vem dizimando plantações na Paraíba e Pernambuco e a Agência apresentará aos criadores mecanismos de manejo fitossanitário para sua prevenção e controle.
Uma equipe composta por médicos veterinários e técnicos da Adab oferecerá, na oficina, atendimentos individuais ao público, que também contará com um balcão de atendimento montado para oferecer informações sobre procedimentos do órgão, sanidade animal e vegetal, bem como sobre a legislação sanitária.
A Bahia possui, atualmente, o maior rebanho de caprinos do país, com aproximadamente, 4 milhões de cabeças, e o segundo maior rebanho de ovinos, com cerca de 3 milhões de cabeças. Para o diretor geral da Adab, Altair Santana, a participação da agência num evento direcionado a pequenos criadores é importante para educar do ponto de vista sanitário, conscientizando-os para as atividades de defesa agropecuária e estimulando a participação da comunidade na defesa agropecuária.
"A ovinocaprinocultura tem, notadamente para a região do Semi-árido, uma grande importância, principalmente para a agricultura familiar, daí a necessidade de preservar a sanidade animal e vegetal, garantindo a produção e aumentando a produtividade", explica Santana.