Com expectativa de receber 8 mil visitantes, o município de Uauá abriu ontem (23), às 20h, a 28ª Exposição Especializada de Caprinos e Ovinos (Expouauá), realizada no parque de exposições da cidade. O evento prossegue até domingo.
Maior atividade econômica do município, que conta com um rebanho de mais de 70 mil cabeças, a caprinocultura terá seus representantes na feira. Serão 2 mil animais das raças anglo-nubiano, saanen, canindé, mambrina e böer, além dos ovinos santa-inês, dorper, morada-nova e rabo-largo.
Segundo um dos coordenadores da Expouauá, Olímpio Cardoso Filho, a feira conta com 2 mil hectares do parque destinados ao evento. “Nesse espaço, além das exposições, haverá leilões, palestras, rodadas de negócios e venda de equipamentos agrícolas”, disse.
Com apoio da Secretaria da Agricultura (Seagri), a feira é realizada através da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba) e da Associação Uauaense dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Aucco).
A Bahia possui o maior rebanho de caprinos do país, com cerca de 4 milhões de cabeças, e o segundo maior rebanho de ovinos, com cerca de 3 milhões de cabeças. Uauá fica no sertão do São Francisco, a 416 quilômetros de Salvador. Sua população é de cerca de 26 mil habitantes.