Seguindo especificações e exigências do Ministério da Agricultura, começa a vigorar neste sábado (1º) o novo modelo de Guia de Trânsito de Animais (GTA) que a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia utiliza para controlar o trânsito de animais no Estado.
Adaptada à nova realidade da defesa sanitária animal, o guia inclui orientações para novas espécies de animais, como peixes e crustáceos, além da exigência de duas datas de vacinação contra a febre aftosa e o número do lacre, para as cargas lacradas na origem.
A reformulação busca evitar riscos de fraude, contando com um sistema de segurança semelhante ao do papel moeda. A nova GTA é impressa em papel de segurança, não permitindo cópias e com inscrições em tinta invisível, reagente à luz ultravioleta.
A Adab comunica que os médicos veterinários autônomos e responsáveis técnicos, após sua habilitação junto ao Ministério, poderão também emitir as novas GTA’s. O objetivo da Guia é comprovar que, na origem dos animais, existem mecanismos de defesa sanitária animal, garantindo que são animais cadastrados, vacinados e examinados. Veículos transportando animais sem a GTA são sujeitas às sanções do trânsito irregular de animais, conforme legislação sanitária que estabelece os deveres e obrigações do transportador.