Para mostrar à população como se constrói um viveiro para piscicultura e indicar as espécies de peixe que podem ser cultivadas na região, a Bahia Pesca participa da 32ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, no parque de exposições da cidade, de 2 a 9 de setembro.
Na exposição, a empresa fará uma demonstração de criação de peixes em dois tanques-rede, que foram colocados em um tanque maior, de 6 x 4 metros, escavado no local. Esse tipo de cultivo facilita a engorda dos peixes e é uma das inovações tecnológicas desenvolvidas pela Bahia Pesca. Tambacu, pacu, carpa, tambaqui e tilápia são as espécies expostas.
Numa área reservada pela Secretaria da Agricultura (Seagri), a Bahia Pesca possui também um estande onde serão expostas rações para alevinos, juvenis e reprodutores, além de dois aquários contendo tilápias, surubins e camarões vanamei. O visitante poderá ainda obter informações técnicas com funcionários da empresa que estarão no local.
Para o gerente de Pesca da empresa, Pedro Fabiano Nunes, a participação em eventos desse tipo facilita o acesso dos produtores à informação e ao conhecimento de técnicas e tecnologias mais apropriadas para a agricultura familiar. “O produtor familiar, que não tem acesso às informações, pode conferir na exposição alternativas para a pesca e a aqüicultura”, afirmou.
Quem visitar o espaço terá ainda a oportunidade de adquirir informações sobre outros projetos da EBDA que visam fomentar a aqüicultura e a pesca com iniciativas de natureza econômica, social e ambiental.

Palestra sobre pescado

No estande, o público poderá assistir a palestras e cursos sobre técnicas de beneficiamento e processamento de pescado. O curso começa com a exposição das características do pescado (qualidade e frescor) e os cuidados com o manejo (abate, resfriamento, condicionamento e higienização). Em seguida, o treinamento aborda o processamento e o beneficiamento do pescado, ensinando tipos de corte.
A apresentação tem duração de uma manhã e será realizada entre 5 e 8 de setembro. Os interessados poderão fazer a inscrição no local ou por meio da Assessoria de Comunicação da Bahia Pesca, no telefone (71) 3116-7113.