Garantir o êxito da produção e a melhoria das condições de vida do agricultor familiar, apostando numa política pública integrada entre todas as secretarias do Estado. Essa é a meta do Projeto de Irrigação da Bacia Sedimentar de Tucano, situado numa área de 100 hectares, na Fazenda Campinhos, no município de Tucano.

Confirmando a linha de atuação da administração estadual, o projeto recebe amanhã (16) a visita do secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Edmon Lucas, acompanhado de representantes das secretarias da Agricultura, Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, entre outras.

“Queremos estabelecer um cronograma de atividades, no qual cada órgão assuma suas tarefas para garantir o início do plantio já no mês de dezembro”, disse o secretário. Segundo ele, o projeto aposta no suporte das ações de educação, saúde, assistência social, cultura e informação para assegurar renda às famílias dos agricultores, com destaque para uma política de assistência técnica e extensão rural participativa.

“É justamente essa política que dará base à verticalização da cadeia produtiva, viabilizando a comercialização”, explicou Edmon Lucas.

Atuam como executoras do projeto as secretarias de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e da Agricultura (Seagri).