Um Centro Digital de Cidadania (CDC) com computadores conectados à internet através de banda larga, lançamento oficial da cartilha Manejo Ecológico do Solo, venda de publicações e uso de máquinas e equipamentos. Estas são algumas das atividades que estarão à disposição dos visitantes da XXXII Exposição Agropecuária de Feira de Santana que começa domingo (2) e vai até o dia 9 no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana. No evento haverá ainda a apresentação de culturas para a pequena produção e amostras de biodiesel.
Estas são apenas algumas das atividades que serão mostradas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). A área da empresa funcionará no estande institucional da Seagri, onde acontecerá o lançamento oficial da cartilha Manejo Ecológico do Solo, de autoria do engenheiro agrônomo, lotado na Gerência Regional da EBDA de Feira de Santana, Daniel Rebouças Dourado. A publicação é voltada para a capacitação de agricultores familiares, quanto ao manejo adequado do solo, sem agredir ao meio ambiente.
A cartilha aborda tópicos relacionados aos cuidados com o solo, tais como o revolvimento mínimo, cobertura morta e manejo de irrigação. Trata ainda das características do solo, suas principais propriedades, além da importância e da sua preservação. A cartilha, que é considerada um manual de capacitação, utiliza uma linguagem clara e objetiva, tornando mais fáceis a leitura e a compreensão por parte do agricultor.
De acordo com o presidente da EBDA, Emerson Leal, “é de fundamental importância a publicação de peças como esta, que beneficiam o agricultor familiar, proporcionado-lhe maiores conhecimentos no uso correto da terra, de forma sustentável”, comentou.
Durante o evento também serão mostrados produtos ligados a diversas áreas, a exemplo do biodiesel, apicultura, mostruário de abelhas e subprodutos como o mel e a própolis; fruticultura (com frutos em caixas, tipo exportação), mudas e frutas tropicais; olerícolas; bovinocultura (que terá uma vitrine com animais em miniatura); vacina contra o mal-do-caroço (doença infecciosa, crônica e contagiosa, que ataca caprinos e ovinos).
A empresa mostrará ainda produtos da cadeia produtiva da mandioca, como tapioca, beiju, farinha, goma e biscoitos, incentivando o consumo desses derivados, que são largamente produzidos e comercializados por diversos agricultores da região de Feira de Santana.

Inclusão digital

O CDC da Secti ficará num estande montado pela secretaria para ampliar a visibilidade do programa de Inclusão Sócio-Digital do Estado da Bahia (PISD). Também haverá no local uma exposição sobre o Programa Baiano de Biodiesel. O PISD conta atualmente com 362 centros digitais de cidadania em 268 municípios, mas esta rede vai ser ampliada ainda este ano com mais de 200 CDCs com o objetivo de expandir o acesso da população baiana ao mundo da informática.
“Não estamos apenas ampliando esta rede, mas fomentando a apropriação pelas comunidades e focando na qualificação do uso”, explica o secretário de CT&I, Ildes Ferreira. O CDC montado na Expofeira terá o funcionamento similar aos que existem em toda a Bahia. Disponibilizará acesso gratuito à internet e um pacote de softwares livres com ferramentas de escritório, a exemplo de planilha eletrônica e editores de texto e imagem.
Os visitantes da Expofeira também poderão conhecer de perto o combustível que está atraindo a atenção de todo o mundo para o Brasil, o biodiesel, produzido principalmente a partir de plantas e que não polui o meio ambiente. O estande da Secti contará com amostras do biocombustível e de sementes das quais é extraído o óleo, a exemplo de mamona, dendê e girassol. O objetivo desta ação é divulgar o Programa de Biodiesel da Bahia, que vem atuando na atração de empresas, no fortalecimento da agricultura familiar e na ampliação da base laboratorial para estudo e produção.