Os jovens do município de São Sebastião do Passé, a 65 km de Salvador, já podem ter acesso gratuito ao mundo da Informática. No início da semana, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) inaugurou um Centro Digital de Cidadania (CDC), unidade do programa de Inclusão Sócio-Digital do Estado da Bahia, que conta com computadores conectados à internet, através de banda larga e equipados com softwares livres, disponíveis gratuitamente para a população.
"Eu nunca tinha entrado na Internet. Sempre observava com curiosidade as pessoas no computador, mas agora chegou a minha vez", afirmou entusiasmado, Danilo Rocha, 14 anos, presente à solenidade. Agora, o estudante poderá freqüentar cursos de educação à distância, navegar na internet, fazer trabalhos e pesquisas, acessar serviços públicos, elaborar e divulgar seu currículo, enviar e receber e-mails, entre outras iniciativas.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Ildes Ferreira, informa que o programa vem se tornando um instrumento eficaz para o acesso dos baianos à capacitação, cultura, lazer e informação. “O importante é que os Centros Digitais de Cidadania sejam bem aproveitados pela população e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, completa.
O CDC de São Sebastião do Passé funciona no Centro de Abastecimento do município e seus equipamentos estão disponíveis para o uso da comunidade. Crianças menores de 10 anos, acompanhadas por um responsável, podem ter acesso aos computadores. Os jovens na faixa etária de 10 a 18 anos devem ser cadastrados pelos pais ou responsáveis. Cada usuário pode utilizar o computador até 30 minutos. O tempo pode ser superior quando não houver fila de espera.
Com mais de 360 CDCs em 274 municípios, o Programa de Inclusão Sócio-Digital é coordenado pela Secti. Considerado como um dos maiores programas do gênero no país, abrange atualmente 65% das cidades baianas. Até o final de 2007, a Secti pretende implantar mais 175 CDCs, abrangendo todos os 417 municípios baianos nos próximos quatro anos.

22/08/07