Os 30 agentes culturais capacitados para atuar na mobilização para a II Conferência Estadual de Cultura já estão trabalhando no interior do Estado, promovendo reuniões nos 26 territórios de identidade baianos. A Conferência está sendo construída a partir de uma metodologia inédita no Estado, baseada na participação de todos os 417 municípios, incluindo as comunidades indígenas, quilombolas e da zona rural.
No território de Vitória da Conquista, que reúne 24 municípios, a mobilização já começa hoje (27), com visitas aos municípios de Mortugaba, Jacaraci e Licínio de Almeida. “Nós estaremos juntando tudo o que os municípios produzem de cultura, reunindo não apenas músicos, atores de teatro e outros artistas, mas também parteiras, artesãos, capoeiristas e cozinheiras de comidas típicas do território”, diz o mobilizador Alisson Menezes.
Segundo ele, os primeiros encontros municipais acontecem logo em seguida, nos próximos dias 29 (Mortugaba), 30 (Jacaraci) e 01 de setembro (Licínio de Almeida). De cada um dos 24 encontros municipais serão selecionados representantes para o encontro territorial, dia 4 de outubro, em Vitória da Conquista.
O mobilizador cultural do Baixo Sul, Adriano Pereira, conta que o seu território é formado por 14 municípios, dos quais 10 já estão com encontros municipais agendados. “O primeiro encontro municipal será no dia 29 de agosto, em Nilo Peçanha”, informa.
Segundo ele, “a expectativa é de que o encontro territorial seja bastante participativo, inclusive com exposição das manifestações culturais dos diversos municípios do Baixo Sul. As pessoas estão empolgadas”.
Entre as tarefas dos mobilizadores está a apresentação da proposta da Conferência nos municípios de cada um dos territórios. A idéia do encontro é promover o diálogo entre cidadãos e os representantes do governo para que possam construir juntos propostas de políticas públicas de cultura.
A construção da II Conferência Estadual de Cultura faz parte de um dos desafios da Secretaria de Cultura da Bahia: fazer uma gestão democrática e transparente que permita a descentralização das ações e programas para o interior do Estado.
Na fase preparatória para a conferência, serão promovidos encontros nos 417 municípios baianos com a participação de diversos setores da sociedade. Em cada um, serão discutidos temas como gestão cultural, patrimônio, cultura digital, audiovisual e expressões artísticas, além de selecionados os representantes para os encontros territoriais, que acontecem de 17 de setembro a 18 de outubro, nos 26 territórios de identidade da Bahia.
Nos encontros territoriais, as propostas dos municípios serão agrupadas e priorizadas, servindo de base para a construção do Plano de Desenvolvimento Territorial da Cultura. Concluída a fase preparatória, os representantes de todo o estado se reunirão em outubro, no município de Feira de Santana, para a consolidação das propostas, que serão utilizadas na elaboração do Plano Estadual de Cultura.