O diretor da agência de intercâmbio cultural internacional CulturesFrance, Olivier Poivre d’Arvor, chega amanhã (21) à Bahia, onde participa esta semana de uma série de encontros e visitas para conhecer melhor a cultura baiana. Já no primeiro dia, Poivre d’Arvor tem um encontro com o secretário estadual da Cultura, Márcio Meirelles, para discutir, entre outros assuntos, a organização do Ano da França no Brasil, evento programado para 2008.
Ligada aos ministérios das Relações Exteriores e da Cultura e Comunicação da França, a CulturesFrance vai discutir as possibilidades de ampliação do intercâmbio cultural entre a França e a Bahia, inclusive com a realização de residências artísticas tanto para baianos na França como para franceses no estado.
Poivre d’Arvor chega a Salvador acompanhado de um dos mais aclamados cineastas africanos, Abderrahmane Sissako, que pretende instalar na Bahia o projeto Portas da África, um centro de formação e intercâmbio em audiovisual, tendo a CulturesFrance como um dos possíveis financiadores.
Além de encontros com representantes do governo e da classe artística em Salvador, o diretor e Sissako visitam na quarta-feira o município de Cachoeira, onde conhecem o Centro Cultural Dannemann, a Fundação Hansen Bahia e a Fundação Casa da Boa Morte, assim como manifestações da cultura popular, a exemplo do samba-de-roda. Ainda no Recôncavo, vão ao distrito de Acupe, em Santo Amaro, para ver de perto outra famosa manifestação da cultura popular: o Nego Fugido.