Um workshop com a artista gráfica canadense Martine Chartrand abre amanhã (12), no Museu de Arte Moderna (MAM), o I Encontro Baiano de Animação (Animai). Até o dia 2 de agosto, o evento reúne cineastas, produtores, especialistas, professores e pesquisadores de todo o país, no Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Contorno, e na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública dos Barris.

O melhor da produção do Canadá nos últimos 50 anos poderá ser conferido, com entrada franca, na Mostra de Animação Canadense de 15 a 19 deste mês, na Sala Walter da Silveira. O evento, que integra o Animai, traz uma seleção, em suporte digital, com animações da National Film Board – Canadian Animation Special (NFB), referência mundial no gênero. Muitas destas obras já foram premiadas internacionalmente.

As 45 produções selecionadas para a mostra – que, no Brasil, conta com a curadoria do CTAV e National Film Board of Canadá – vão do humor ao drama e serão apresentadas em dois grupos: as sessões livres, ideais para todas as idades; e programas com classificação etária para maiores de 11 ou 14 anos.

O Animai – I Encontro Baiano de Animação oferece ainda oficinas, seminários e outros ciclos do gênero. A iniciativa é resultado de parceria entre o Ministério da Cultura, através da SAV/CTAV, o Governo do Canadá, National Film Board e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da TVE/Dimas, além da Associação Brasileira do Cinema de Animação (ABCA) e do Grupo AU, único na Bahia a agregar realizadores de animação.