Os projetos culturais desenvolvidos pelo interior são, agora, o novo foco do Prêmio Jorge Amado, que fará do município vencedor a capital cultural do estado durante um ano. As mudanças na premiação foram antecipadas hoje (30) pelo secretário da Cultura, Márcio Meirelles, no Teatro Castro Alves, na noite de homenagens póstumas ao escritor baiano, que este mês completaria 95 anos.

O evento, que transformou o foyer do teatro em um cenário do cabaré Bataclan, de Ilhéus, citado nas obras de Jorge Amado, também marcou as comemorações dos 39 anos da Bahiatursa. “Essa homenagem a Jorge Amado é sempre merecida e bem apropriada no momento em que se comemora também mais um aniversário da Bahiatursa, já que ele também sempre divulgou muito a Bahia em suas obras”, disse o governador Jaques Wagner, que foi ao TCA acompanhado pela primeira-dama, Fátima Mendonça.

A própria Maria Machadão fez as honras da casa, apresentando no cabaré montado no teatro outros personagens famosos do escritor: Quincas Berro D’Água, Dona Flor, Perpétua, Tieta e Gabriela, circularam entre os dois mil convidados especiais da comemoração. A noite foi encerrada com a apresentação do Balé Folclórico da Bahia, que também comemorava os 19 anos.

Prêmio

A descentralização das ações culturais para o interior é objetivo do Estado ao mudar as características do Prêmio Jorge Amado, conforme explicou Meirelles. Instituído em 2001, a premiação era concedida, a cada ano a um artista expoente de uma área cultural (teatro, música, literatura, etc). “Queremos aproximar o prêmio mais da obra de Jorge Amado, que é mais ligada ao universo popular da Bahia, valorizando também a cultura do interior, como Ilhéus da obra de Gabriela, e não apenas homenageando celebridades já consagradas na arte com um prêmio de R$ 100 mil”, disse.

Meirelles não adiantou se o valor do prêmio será mantido. “Estamos concluindo os estudos nesse sentido até o anúncio oficial das mudanças no prêmio, em outubro, durante a II Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada em Feira de Santana. Também presente ao TCA, a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, anunciou projetos da empresa prevendo também o reforço das ações turísticas no interior e na Baía de Todos os Santos.