A Secretaria Estadual da Educação (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), e a Secretaria da Educação do Paraná assinarão, entre os dias 2 e 5 de setembro, um termo de cooperação mútua que visa a doação por parte do Paraná de softwares que possibilitam a construção de um ambiente virtual pedagógico colaborativo, além de disponibilizar suporte técnico na implantação de uma TV pública no Estado da Bahia. A assinatura do termo se dará durante o 13º Congresso Internacional de Educação à Distância, que será realizado em Curitiba.
A TV pública baiana dará suporte à da rede estadual de educação, nos moldes da TV Paulo Freire, experiência bem sucedida no Paraná. Nesta parceria, Secretaria Estadual da Educação da Bahia se compromete a disponibilizar a sua infra-estrutura técnico-pedagógica e experiência de Educação a Distância (EAD) para a Rede paranaense.
Dessa forma, a TV Paulo Freire e a TV EAD da Bahia, que terá o nome do patrono da instituição, o educador baiano Anísio Teixeira, se comprometem a compartilhar o acervo de imagem, som e vídeo e a fornecer mutuamente consultoria técnica e pedagógica.
O Instituto Anísio Teixeira (IAT) é o Centro de Formação de Profissionais da Educação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A finalidade do Instituto é planejar e coordenar estudos e projetos de ensino, pesquisa, experimentações e capacitação de recursos humanos na área de Educação. As linhas de ação do IAT são focadas no desenvolvimento de novas tecnologias educacionais e no estímulo à experimentação e à pesquisa.
Os cursos do IAT estimulam a inovação das práticas educacionais. Integrando teoria e prática pedagógica na formação de educadores, o Instituto Anísio Texeira é responsável pela elaboração de oficinas, seminários e videoconferências, com o intuito de disseminar novas metodologias e compartilhar experiências entre as diversas unidades da rede pública de educação.
Atualmente, 16 Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE´s) compõem a estrutura do Instituto e, juntos, constituem uma rede de experimentação em informática educativa e tecnologias audiovisuais. Os NTE’s objetivam difundir a cultura do uso das tecnologias da informação e comunicação na rede estadual.

Rede Educação

O sistema de videoconferências do IAT é um dos recursos que compõem a infra-estrutura tecnológica do programa Rede Educação. O programa tem como objetivo viabilizar ações relacionadas com a política de Educação à Distância promovida pela SEC. A estrutura tecnológica que sustenta as videoconferências permite a transmissão e recepção de imagem em dois ou mais pontos distantes entre si, possibilitando a comunicação e interação em tempo real entre os participantes. O sistema gerenciado pelo IAT dispõe de seis estúdios e 40 auditórios com capacidade para atender 1.300 pessoas simultaneamente.
Cada ponto está estrategicamente distribuído nas sedes das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e de campi universitários. Está em processo de construção o projeto do Portal da Educação, que conta com a TV Anísio Teixeira e a rádio web. Com os novos recursos a serem implantados, a Rede Educação ampliará seu alcance e poderá atuar pela EAD e pelo desenvolvimento da Educomunicação na Bahia.