O Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi enriquecido com um acervo, composto de 14.206 insetos, do professor e pesquisador Johann Becker. Resultado de 40 anos de trabalho, a coleção inclui insetos de diversos estados brasileiros, elevando o acervo da Uefs, que até então tinha caráter apenas regional, segundo observou o professor Freddy Bravo, responsável pelo museu.
A coleção foi encaminhada à Uefs por Johann Coutinho Becker, filho do pesquisador, que morreu em 2004. Em carta enviada à Reitoria da Uefs, ele informou o desejo do pai sobre a doação, sem ônus, “devido ao grande carinho que tinha por esta universidade”.
A coleção consta de insetos montados em alfinetes entomológicos e de insetos secos estocados em mantas entomológicas.
Esse aporte deve projetar nacionalmente a coleção de insetos do Museu de Zoologia da Uefs, de acordo com Freddy Bravo, “além de servir para pesquisas de alunos da graduação em Ciências Biológicas”.
Ele afirmou que o Departamento de Biologia prestará homenagem ao pesquisador, donominando a doação de Coleção de Insetos Johann Becker do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Minibiografia

Johann Becker nasceu em Salvador, em 27 de junho de 1932. Era filho de Johann Jacob Becker e Josephine Helena Becker. Formado em História Natural pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, se especializou em Genética e Evolução e Paleontologia de Invertebrados pela mesma universidade, em 1955. Foi professor titular da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) e biólogo do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.
Dedicou pesquisa aos insetos e, dentro desse grupo, estudou os hemípteros. Na pós-graduação, lecionou Histórico da Zoologia no Brasil, a partir de 1973, Fundamentos de Sistemática Zoológica e Técnica Nomenclatural (1974), Entomologia Geral (a partir de 1975) e Entomologia Sistemática (a partir de 1976). Orientou também dissertações de mestrado.
Becker fez parte de diversas sociedades científicas, com publicação de trabalhos. Participou de várias expedições científicas, inclusive uma dentro do projeto Probio – Chapada Diamantina, sob a coordenação da professora Flora Juncá, da Uefs. O professor era cidadão-honorário do Estado de Tennessee, Estados Unidos.