Como transformar brincadeiras e jogos em exercícios para desenvolver as habilidades das crianças? Qual a melhor maneira para estimular o gosto pela leitura? Essas e outras questões relacionadas ao universo das crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, serão discutidas no I Fórum de Educação Infantil, que acontece amanhã (21), no Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (auditório do Campus XIII), em Itaberaba.
Pesquisadores, estudantes, representantes das associações civis e autoridades municipais vão traçar as diretrizes de uma formação pluralista para as crianças. Com o tema “Forma (ação) da criança plural – Cada uma tem sua história”, o fórum discutirá a importância de promover uma educação atenta à diversidade cultural. A coordenadora do evento, Izabel Dantas, explica que a iniciativa de professores dos 6º e 8º semestres do curso de Licenciatura Plena em Perdagogia “surge da necessidade de um debate amplo, plural e democrático que qualifique as intervenções político-pedagógicas das instituições formadoras de educadores voltados para a infância”.
As atividades serão desenvolvidas por entidades parceiras da UNEB na realização do fórum, que contará com a participação também da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itaberaba, os conselhos municipais de Cultura e de Direitos da Criança e do Adolescente, o Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), o Movimento Negro Quilombolas e a Pastoral da Criança. Está prevista a apresentação de materiais didáticos elaborados pelos estudantes, experimentalmente, para os cursos de alfabetização.