O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), nível de doutorado, reserva duas vagas, das 14 disponíveis, para professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O convênio de cooperação firmado pelas instituições dá oportunidade de se cursar um programa certificado pela Capes com conceito 5, conforme salienta Joselisa Maria Chaves, coordenadora de Pós-graduação da Uefs.

Esse conceito é o mais alto conferido dentro do grupo de programas interdisciplinares de Meio Ambiente, o que atesta o Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB como de referência nacional. O período de inscrição será de 3 a 28 de setembro. O programa aceita candidatos com todas as formações nos cursos de graduação e pós-graduação autorizados a funcionar no país.

O doutorado possui três áreas de concentração: Ciência e Tecnologia, Política e Gestão Ambiental e Educação e Gestão Ambiental. Em visita à Uefs, o coordenador de Assuntos Institucionais da UnB, João Nildo Vianna, explicou que os professores da Uefs participarão de todo o processo seletivo, mas não disputarão as vagas do processo universal.

A seleção constará de quatro etapas: Avaliação do Anteprojeto de Tese, Prova de Compreensão de textos em Língua Estrangeira, Prova Escrita e Prova Oral. O edital do curso pode ser consultado através da internet (www.unbcds.pro.br). No site podem ser obtidas informações sobre a proposta do Programa de Pós-graduação, dados dos Docentes, Linhas de Pesquisa e perguntas mais freqüentes.