A Secretaria Estadual da Educação (SEC) continua neste sábado (18) o trabalho de acompanhamento da reposição das aulas nas escolas da capital. Técnicos da SEC vão verificar “in loco” a freqüência dos alunos, o comparecimento dos professores e o conteúdo pedagógico das aulas em 46 escolas. Cada técnico vai acompanhar em média três escolas, durante os três turnos de funcionamento. O principal objetivo do mutirão é assegurar aos estudantes o direito às aulas e auxiliar a comunidade escolar na fiscalização do calendário de reposição.

O mutirão de acompanhamento começa às 7h30. Munidos de um
formulário de acompanhamento, os técnicos visitarão todas as escolas nos três turnos, permanecendo em cada uma por, no mínimo, 40 minutos. Será levado em consideração o critério da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que considera efetivo trabalho escolar quando estão presentes mais de 50% dos professores e mais de 50% dos alunos. Além disso, a SEC orienta que as aulas de reposição não se reduzam à revisão de assuntos já dados, mas ofereçam conteúdo regular.

Nas escolas em que o calendário não estiver sendo cumprido, a SEC
vai orientar a direção escolar a adotar medidas que incentivem a presença dos alunos e dos professores. A freqüência dos docentes também deverá ser enviada à SEC em caso de faltas. Até o final do ano letivo, previsto para o dia 18 de janeiro de 2008, as aulas de reposição continuarão sendo acompanhadas pela SEC, pelas Diretorias Regionais da Educação (Direc) e pelo Colegiado Escolar, que reúne pais, alunos, professores, funcionários e lideranças comunitárias.