O Ministério da Educação aprovou os projetos “Identidade, Alteridade e Paisagem: educação pelo olhar”, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), e “Aprendizagem Baseada em Problemas: uma Estratégia para a Formação de Professores de Ciências Biológicas”, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que concorreram ao edital do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, editado pelo MEC.

O projeto da Uesc foi elaborado com a participação de todos os coordenadores dos colegiados de cursos de Licenciatura, sob a coordenação da pró-reitora de Graduação da universidade, Adélia Pinheiro. Ela explica que o objetivo principal, é “contribuir para a superação da dicotomia entre os ramos do conhecimento, qualificando a formação geral, através da leitura da paisagem, numa perspectiva inclusiva e preservacionista, em diferentes contextos, por professores e estudantes dos cursos de Licenciatura da instituição e da educação básica”. A execução do projeto acontecerá neste semestre, com financiamento do MEC.

Tendo como objetivo principal flexibilizar e dinamizar o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, a partir de uma proposta metodológica de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), o projeto da Uneb será desenvolvido no Campus VII, em Senhor do Bonfim. A pró-reitora de Graduação, Mônica Torres, disse que o financiamento vai permitir que sejam desenvolvidas experiências de aprendizagens consideradas bem-sucedidas. As professoras Maria Elisa da Silva Santos e Andréa Cristina Mariano são responsáveis pelo projeto.

Prodocência

O Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, criado em 2006, pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, visa ampliar a qualidade das ações voltadas para a formação de professores, priorizando a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições federais e estaduais de ensino superior.

No ano passado, o Prodocência financiou 28 projetos destinados à formação e o exercício profissional dos futuros docentes, além de implementar ações definidas nas Diretrizes Curriculares da Formação de Professores para Educação Básica. O programa é uma importante iniciativa na valorização da graduação, com ênfase nos cursos de licenciaturas e na formação de professores.