Cerca de 70 merendeiras participaram, de segunda-feira (27) até hoje (30), de um curso de formação focado no desenvolvimento das boas práticas na produção da alimentação escolar. Durante o curso, puderam aprender o valor nutricional dos alimentos, como eles devem ser manipulados e cuidados específicos com a segurança alimentar. O curso é mais uma das ações desenvolvidas através da parceria entre a Secretaria Estadual da Educação (SEC) e a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A parceria foi firmada para aproveitar os estudos desenvolvidos na Faculdade como subsídio na melhoria da merenda escolar. Além de capacitar gestores da educação para o gerenciamento dos recursos, a parceria incluiu o programa de capacitação de merendeiras. Com carga horária de 20h, o curso deve atender 300 merendeiras na sua fase piloto. O curso foi ministrado para duas turmas, uma no Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba) e outra na Escola Estadual Luís Tarquinio, na Boa Viagem.
Aprovada na seleção pública para contratação através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para o cargo de auxiliar de alimentação, Maria Vanúzia de Oliveira, 39 anos, desenvolve a função há um mês. A oportunidade de participar de um curso como esse a deixou ainda mais animada e segura para desenvolver a atividade. “Agora me sinto mais preparada. O curso foi bastante esclarecedor. Englobou um pouco de cada área e tudo o que aprendemos aqui será válido. Foi bem abrangente”, considerou a estreante na profissão.
Há 20 anos trabalhando como merendeira, Marisa Pinheiro, 43 anos, reconhece que a experiência foi muito válida. “O curso foi muito bom. Acho importante a gente ter a oportunidade de aprender cada vez mais”, disse a merendeira, assegurando que agora passará a ter um cuidado ainda maior com o depósito, reservatório de água e manuseio dos alimentos.