Neste sábado (1º), 1006 alunos da 5ª a 8ª séries de escolas situadas em onze municípios da região sul da Bahia participam da terceira etapa da Olimpíada de Matemática, promovida pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A competição é um projeto de extensão do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) em parceria com as escolas do ensino fundamental da área de abrangência da instituição. Os estudantes são de Camacan, Coaraci, Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Canavieiras, Buerarema, Ibicaraí, Uruçuca, Una e Arataca.
O objetivo do evento é mobilizar estudantes, professores e autoridades educacionais para a valorização da Matemática, resgatando a importância do raciocínio lógico e o prazer de aprender e ensinar a disciplina. A Olimpíada é disputada em três etapas. Em cada uma, é aplicada uma prova escrita. Na primeira, em 19 de maio, participaram 11.679 alunos – 4.045, da 5ª série, 3.092, da 6ª série, 2.628, da 7ª e 1.914, da 8ª série. Desse universo, 40% foram selecionados para as etapas seguintes.
Nas segunda e terceira etapas as provas são apenas classificatórias, mas a participação do aluno na terceira etapa ficará condicionada à sua presença na segunda. Serão premiados os três primeiros classificados em cada série, por cidade, e o aluno com a melhor nota final em cada cidade.
Independente da série, o aluno recebe um prêmio de menção honrosa, no auditório do Centro de Arte e Cultura da Universidade, no dia 20 de outubro. As provas aplicadas serão guardadas, formando um acervo para servir como objeto de pesquisa, mantendo em sigilo o nome do aluno. Participam do projeto os professores Erinalva Calasans Silva, Evandro Sena Freire, José Carlos Chagas e José Reis Damaceno Santos.