Em Amaralina há quatro escolas estaduais; em Brotas, 11; no Bairro da Paz, uma. Visando corrigir distorções como estas, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) iniciou, na segunda quinzena deste mês, o reordenamento da rede de ensino do Estado. A idéia é fazer um amplo levantamento nas 1.753 escolas, com o objetivo de obter um diagnóstico minucioso da estrutura da educação oferecida pelo governo. Diferentemente de outros anos, quando essas informações eram repassadas pelos diretores das escolas, agora 120 técnicos irão a campo esmiuçar as peculiaridades de cada uma delas.
Com esse reordenamento, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) poderá ter um conhecimento mais abrangente da rede, não só no aspecto da rede física, como também da parte pedagógica, da organização, da legalização e recurso humano das escolas. A partir da observação em campo, os técnicos vão apontar as escolas que não possuem as mínimas condições de funcionamento para providenciar as melhorias, visando à matrícula e o ano letivo de 2008.
“Antes, era feito por pólos. Os técnicos iam coletar as informações com os diretores dos estabelecimentos, não viam a escola, não conheciam a geografia da região. Agora, a proposta é realizar um diagnóstico minucioso de toda a rede estadual”, explica Eliana Carvalho, diretora de Atendimento da Rede Escolar. O olhar dos técnicos vai extrapolar as fronteiras da rede estadual, porque o contexto da rede municipal também será analisado no sentido de conhecer as demandas que os municípios não têm condições de atender, principalmente, no Ensino Médio.
Até outubro, a secretaria também deverá finalizar o seu plano de trabalho para atender aos municípios nas questões que envolvem convênios e construção de novas unidades escolares. A principal diretriz é que a escola esteja próxima do aluno. “É preciso se pensar a educação como ferramenta que alavanca o crescimento do país e envolve todas as clientelas. Por isso, é fundamental que as escolas estejam perto do aluno e que correspondam às necessidades da sociedade”, argumenta Eliana Carvalho. Nesse sentindo, a reorganização da rede escolar será pensada de forma que ofereça aos municípios, uma educação condizente com a identidade e a realidade em que está inserido.
O orçamento de 2008 estabelece a construção de 14 escolas em regiões críticas. Dentre elas, cinco serão em Salvador e Região Metropolitana (RMS). No interior do estado, buscando levar o Ensino Médio a distritos que não contam com o atendimento da rede estadual, a SEC vem renovando e firmando novos convênios de cessão de salas com os municípios. O convênio funciona com o município cedendo o espaço e a SEC, o professor, material didático e outros requisitos para o funcionamento.