A Universidade Popular das Águas (Unihidro) lançou, ontem (15), no auditório da Superintendência de Recursos Hídricos, o Programa de Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, fruto de um convênio público assinado entre a SRH e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 24.

O programa de pós-graduação lato sensu é organizado com base no currículo construído pelo Grupo de Educação Ambiental da Uefs, criado em 1991, que se caracteriza pelo espírito democrático e multidisciplinar, mas será adequado às especificidades da turma que será constituída.
Julio Rocha, superintendente da SRH, destacou que a autarquia realiza serviços de meteorologia, outorga, controle de barragens, mas a importância de possuir educadores permite repensar as práticas cotidianas como hábitos pedagógicos. Segundo ele, deve-se reconhecer que a educação ambiental é fundamental para a gestão ambiental porque “não há como fazer política ambiental sem formação, sem conhecimento”. Mestre e doutor na área ambiental, Júlio vai ministrar as aulas de política e legislação ambiental.

As inscrições podem ser feitas diariamente, na sede da SRH, na Avenida ACM, 357, (Itaigara) das 8h30 às 12h e das 14h às 17h40, ou na UEFS. São oferecidas 25 vagas, sendo dez para servidores da autarquia, oito destinadas à sociedade civil organizada (comitês de Bacia, Sindicatos, Ongs, entre outros), cinco para os demais órgãos do Estado e duas para funcionários da Uefs, de acordo resolução do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade (CONSEP 19/2004).

O processo seletivo acontecerá entre os dias 27 e 30 deste mês, com três etapas eliminatórias – entrevista pessoal, análise curricular e prova escrita. Os resultados serão divulgados no dia 3 de setembro e a matrícula feita logo em seguida, entre os dias 4 e 10. As aulas, ministradas quinzenalmente, estão previstas para começar no mês de outubro, na sede da SRH, no Itaigara, e o trabalho final será uma monografia individual.

Constam do quadro curricular, as disciplinas Introdução ao Pensamento Contemporânea, Metodologia de Pesquisa, Bases da Educação Ambiental, Fisiologia da Terra, Técnicas e Métodos para a Educação Ambiental, Política e Legislação Ambiental, Tecnologias Apropriadas, Biodiversidade e Sociodiversidade, e Tópicos Especiais em Sustentabilidade. Além do curso de especialização em Educação Ambiental, a parceria pública também contempla o Mestrado em Modelagem da Terra e do Ambiente que será oferecido ainda este ano, gratuitamente, para servidores e colaboradores da SRH e de outros órgãos do Estado.