Marcelo Collet e Ronaldo Santos, nadadores apoiados pelo programa FazAtleta, estão fazendo história nos Jogos Parapan-Americanos 2007, que se realizam no Rio de Janeiro, com a participação de 1.300 atletas com deficiência física. Os dois têm sido destaques da equipe de natação, no Parque Aquático Maria Lenke e já conquistaram cinco medalhas no total: Collet ganhou duas de bronze nos 100m livre e nos 100m borboleta e ouro no revezamento 4x100m, medley, compartilhando com André Brasil, Daniel Dias e Jourdan Lutkus; enquanto Ronaldo foi bronze nos 100m costas e 100m livre. A dupla que representa a Bahia ainda persegue duas medalhas, cada.

Em 2003, em Mar Del Plata (Argentina), Collet conquistou três medalhas: ouro nos 400m livre; prata nos 100m borboleta e nos 50m livre. “Este ano, o nível de competição é muito alto, principalmente na minha categoria S10. Mesmo assim, vamos correr atrás na medalha de bronze nos 400m livre e até na outra prova que não é a minha especialidade”, afirmou Collet. Entusiasmado com seu desempenho nas piscinas, ele não deixa de elogiar o programa FazAtleta do Governo da Bahia. “Ele é de fundamental importância para as minhas vitórias e a minha convocação para integrar a Seleção Brasileira nesse Parapan do Rio aconteceu graças a este incentivo” afirmou.

O governador Jaques Wagner comemorou os resultados dos representantes da Bahia na delegação brasileira e ressaltou a força de vontade e a superação dos para-atletas na busca dos seus objetivos.

Incentivo

A Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) incentiva os portadores de necessidades especiais, apoiando os atletas não apenas através do programa FazAtleta, mas, principalmente, a partir das Escolinhas de Esporte, que estão completando 25 anos de existência. Neste período, foram atendidas mais de 110 mil pessoas, o que representa um dos programas de maior sucesso da autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

As Escolas de Esportes também prestam atendimento a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Atualmente, 2.735 alunos praticam a natação nas escolinhas da Sudesb, 245 deles portadores de necessidades especiais.