LOCAL: Governadoria.

DATA: 29.08.07 (quarta-feira).

HORÁRIO: 10h30.

 

O QUE É: O governador Jaques Wagner recebe Jefferson Gonçalves, atleta baiano medalhista de ouro do futebol de 5 na terceira edição dos Jogos Parapan-americanos.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

 

ATLETA: Deficiente visual, Jefferson Gonçalves, 18 anos, natural de Candeias, treina desde 2000 como atleta do Instituto de Cegos da Bahia. Além de praticar o Futebol de 5 (futsal), toca piano e também já competiu como nadador. Neste ano, conquistou duas medalhas de ouro como atleta da seleção brasileira: uma no mundial de cegos, realizado em julho, e outra no Parapan Rio 2007. O jogador foi também vice-campeão da copa do mundo no ano passado.

 

FUTEBOL DE 5: A modalidade praticada por cegos conta com algumas adaptações :

Os goleiros não são deficientes visuais e atuam na orientação da defesa do seu time, além de contar com uma área menor do que a do Futsal para não-deficientes;

A bola possui guizos sonoros que servem de orientação para os jogadores e não há saída lateral;

Como os atletas têm diferentes graus de deficiência visual, devem jogar com uma venda nos olhos e o toque na venda é considerado falta;

As partidas são disputadas em dois tempos de 25 minutos;

Atrás do gol há um guia, “o chamador”;

A torcida só pode se manifestar nas comemorações de gol.

 

PARAPAN: Aconteceu entre os dias 12 e 19 de agosto. Nas obras de reforma e construção das instalações esportivas e da Vila Pan-americana, a organização do evento fez as adaptações necessárias para o acesso dos competidores. Dados desta edição:

25 países participantes;

28 recordes mundiais batidos;

101 recordes Parapan-americanos batidos;

100 mil refeições servidas;

2.300 moradores na Vila do Pan;

1.500 pessoas trabalhando;

280 mil pessoas assistiram ao Parapan;

28 atletas paraolímpicos visitaram escolas e projetos sociais;

5 mil voluntários trabalhando, 50 com deficiência;

43 ônibus microadaptados.

 


HISTÓRICO:
A origem dos Jogos Parapan-americanos está em 1967, quando seis países participaram, em Winnipeg (Canadá), dos Jogos Pan-americanos para Paraplégicos, com esportes disputados em cadeiras de rodas. Até 1995, foram realizadas outras nove edições da competição. Em 1999, a Cidade do México foi sede da primeira edição sob a chancela do Comitê Paraolímpico Internacional, ganhando o nome de I Jogos Parapan-americanos. Na competição,  participaram aproximadamente mil atletas. Nos jogos seguintes, em 2003, na cidade argentina de Mar del Plata, participaram 1.300 competidores.